O Ensino, a Investigação e a Práxis em Conservação e Reabilitação - Palestra com o professor José Aguiar - Mastaba / FAUFBA 30/08 17hs

Sub-título: 

O professor José Aguiar tem uma vasta experiência no campo da conservação, do restauro e da reabilitação do patrimônio arquitetônico, sendo responsável pelo Grupo de Unidades Curriculares de Conservação, Restauro e Reabilitação e Coordenador dessa Especialização no Curso de Doutoramento em Arquitetura da FAULisboa.

Foi também Coordenador do 2º Ciclo e do Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUTL (2009-2010; 2014-Fevereiro 2017); Co-coordenador do 6º e 7º Curso de Mestrado em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos, FAUTL (2005-08); Co-coordenador das Disciplinas Materiais e Técnicas Construtivas Tradicionais, do Mestrado MIPA e do Curso de Estudos Avançados CEAPA da FAUP (2003 -16); foi Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Évora (2005); Professor Associado da U. Lusíada (1987-2005).

Como Coordenador de Projetos de Investigação em conservação (projetos FCT), teve centenas de publicações, destacando os livros: Aguiar, J., Cor e cidade histórica. Estudos cromáticos e conservação do património. Porto: Edições FAUP, 2003 e Paiva, J.; Aguiar, J.; Pinho, A., Guia Técnico de Reabilitação Habitacional. Lisboa: LNEC-INH, 2006.

Foi Presidente do ICOMOS-Portugal (2008-2011), foi Vice-Director do JA e fundador da Revista Arquitectos, pertence à Comissão Científica de revistas em Portugal, Inglaterra, Holanda e Itália, integrou Comissões Científicas e de Especialistas da UNESCO e do ICOMOS (é membro dos comités CIVVIH; CIF, ISO20C); foi fundador da Sociedade Portuguesa de História da Construção (SPHC), da SPPC e membro da Direção da SRS-Ordem dos Arquitetos.

Para além disso, José de Aguiar possui vasta experiência em desenvolvimento de projetos de conservação e restauração, também na dimensão do edifício quanto do espaço urbano, tendo vencido vários concursos nacionais e internacionais a área.

 

O Ensino, a Investigação e a Práxis em Conservação e Reabilitação

Palestra com o professor José Aguiar

Mastaba / FAUFBA

30/08 17hs