Fontes de informação

O acesso e uso às fontes confiáveis de informação bibliográfica ou científica auxiliam no desenvolvimento do processo criativo, assim como da produção e comunicação científica da comunidade acadêmica da Faculdade de Arquitetura.

Pensando nisso, a BibArq traz a seguir uma breve relação das principais bases de dados, catálogos, revistas, plataformas e serviços de informação digitais bibliográficos e científicos disponíveis em acesso aberto ou acessíveis gratuitamente via Rede UFBA. E claro: tudo isso dentro do universo da Arquitetura e do Urbanismo com suas áreas afins.

[!] Quer aprender a pesquisar em bases de dados com maior eficiência? Procure um dos nossos Bibliotecários!


Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações

Dispõe de um amplo acervo gratuito em acesso aberto de dissertações e teses das principais Universidades públicas e privadas do país, inclusive da UFBA.


Repositório Institucional da UFBA (RI/UFBA)

Repositório oficial da UFBA contendo grande parte da produção acadêmica da Instituição, incluindo trabalhos finais de gradução, monografias, dissertações, teses, artigos e até livros publicados pela EDUFBA.


Revista Arts & Architecture

Foi uma revista focada em arte, design e arquitetura editada nos EUA entre os anos de 1929 e 1967. As edições a partir de 1945 estão todas disponíveis gratuitamente em acesso aberto para o mundo inteiro.


Biblioteca NCModernist Architecture Magazine

Projeto inovador que disponibiliza em acesso aberto algumas publicações das principais revistas norte-americanas de Arquitetura Moderna do século XX. Ainda incompleto, o acervo pretende ser o maior apanhado de publicações na área da Arquitetura Moderna do mundo.


Projeto Archigram Archival

A base de dados do Projeto Archigram Archival reúne até então o volume de 200 trabalhos do grupo de arquitetos ingleses Archigram formado em 1961. O projeto permite o acesso às versões digitais de alguns desenhos, colagens, pinturas, fotografias, revistas, artigos, diapositivas, materiais multimídia e textos originais do grupo.


JSTOR

Base de dados internacional que reúne revistas, publicações avulsas e livros nas mais diversas línguas e áreas do conhecimento, com destaque para os campos de Humanidades e Sociais Aplicadas.

[!] Acesso gratuito disponível apenas na Rede UFBA.


dot.lib

Biblioteca de livros eletrônicos e digitais das editoras Atheneu e Springer contendo obras nas áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Tecnológicas e Exatas – com enfoque em Matemática e Estatística.

[!] Acesso gratuito disponível apenas por meio de e-mail @ufba. Solicite o seu junto ao STI ligando para o 3283 6100.


Archnet

Base de dados de recursos intelectuais focada na Arte, Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design referentes à cultura e ao entorno contruído de países e cidades islâmicos. Permite acesso gratuito a documentos textuais e gráficos em alta qualidade de construções e espaços urbanos emblemáticos da cultura abraâmica.


issuu

Trata-se de uma plataforma digital que coleciona publicações avulsas, catálogos, revistas e até mesmo livros de autores independentes, instituições sociais e editoras de pequeno porte. Dispões de títulos acerca de Arte, Arquitetura, Urbanismo e áreas afins.


Arquigrafia

O Arquigrafia é uma plataforma digital colaborativa criada em 2008 na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo que disponibiliza fotos e imagens de edifícios e espaços urbanos do Brasil e da comunidade lusófona. Todas as contribuições ao acervo nascem a partir da colaboração voluntária de arquitetos, estudantes, professores, pesquisadores, fotógrafos e demais interessados no tema.


ArchINFORM

Base de dados informativa que busca reunir as biografias e os feitos arquitetônicos dos diversos arquitetos do mundo, inclusive dos menos conhecidos. Conta com dados biográficos completos sobre os profissionais e descrições de suas obras mais famosas.


Repositório de Estudos sobre Arquitetura Popular

Também chamado de Guia de Fontes do Arquitetura Popular, trata-se de um repositório de fichamentos sobre publicações e documentos acerca do universo da Arquitetura Popular. É um projeto do grupo Arquitetura Popular: Espaços e Saberes da nossa Faculdade de Arquitetura.


Cadernos PPG-AU/UFBA

Publicação periódica do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da nossa Faculdade de Arquitetura. O site contém as últimas edições publicadas do periódico disponíveis gratuitamente em acesso aberto.


Revista de Urbanismo e Arquitetura da UFBA

A Revista RUA é um produto do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA criado em 1988. Reúne artigos científicos de pesquisadores locais, nacionais e internacionais dentro das temáticas da Arquitetura e do Urbanismo.


SciELO Livros

A rede SciELO Livros disponibiliza gratuitamente diversos livros publicados por editoras universitárias nacionais e internacionais. A biblioteca conta com publicações digitais nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive livros sobre Artes, Arquitetura, Urbanismo e áreas afins.