Concurso Internacional Students Reinventing Cities Competition

 

No dia 24 de Janeiro de 2024, os Professores, Maurício Felzemburgh (Coordenador Colegiado Noturno) e Camila Gomes Sant’ Anna e  Leonardo Prazeres (representando a Coordenadora do Colegiado Diurno, Sanane Sampaio) a convite da Fundação Mário Leal Ferreira participaram da reunião sobre a iniciativa "Students Reinventing Cities” (“Estudantes Reinventando Cidades”), realizada pela Rede Internacional C40, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e mais 16 governos locais de todo o mundo no Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura de Salvador. Sobre a rede C40, ela reúne cidades engajadas no enfrentamento da crise climática, com o principal objetivo de reduzir as emissões de GEE. A cidade de Salvador integra a rede.  

 

O concurso internacional “Students Reinventing Cities Competition” (https://www.c40reinventingcities.org/en/students/application-guidelines/) convida estudantes do mundo todo das mais diversas áreas a elaborar um projeto de intervenção urbana em 17 cidades ao redor do mundo (Addis Ababa, Amman, Barcelona, Buenos Aires, Copenhagen, Curitiba, Freetown, Guadalajara, Johannesburg, Lisbon, London, Los Angeles, Rome, Salvador, Tel Aviv-Yafo, Toronto & Wuhan) que promova bairros verdes e prósperos. 

 

Para aqueles que desejam desenvolver uma proposta para a cidade de Salvador, a área escolhida é a da comunidade do Pilar (https://www.c40reinventingcities.org/en/students/sites-in-competition-2023-24/comunidade-do-pilar-pilar-community-1839.html). Na reunião, o Chefe de Gabinete, Fagner Dantas da Fundação Mário Leal Ferreira, relatou que a Fundação vem desenvolvendo um plano para a área, bem como projetos de intervenção em diálogo com a comunidade local. Vale ressaltar que a Faculdade de Arquitetura também já desenvolveu e vem desenvolvendo trabalhos de excelência na área.  

 

Na reunião, foi debatido sobre como as diferentes universidades presentes poderiam colaborar para a divulgação, lançamento e desenvolvimento da iniciativa (possível incorporação nas disciplinas e contribuição para a construção do debate em uma rede formada por diferentes agentes que estão participando da divulgação do concurso). Acordou-se que o lançamento da iniciativa em Salvador ocorreria em um evento híbrido após o carnaval e, se fosse possível, outro evento de relançamento seria realizado na UFBA com o intuito de envolver os estudantes após o início das aulas. Convidamos os interessados na iniciativa a participarem da reunião on-line na próxima terça-feira 14h pelo link:  meet.google.com/zkn-sffm-mez

 

O prazo para a inscrição no concurso é 5 de abril e de entrega dos trabalhos dia 20 de junho. O concurso é voltado para o público estudantil, mas as equipes podem ser formadas de modo híbrido, com estudantes e recém formados até 28 anos de idade, podendo ainda estas equipes ser orientadas por docentes. Recomenda-se que as equipes sejam formadas por estudantes de diferentes formações. Para saber mais sobre o conteúdo das propostas, é interesse observar propostas premiadas em edições anteriores, como o trabalho Praça da Bandeira de alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de São  ( https://www.c40reinventingcities.org/en/students/previous-winning-projects/bandeira-square-praca-da-bandeira-1676.html).  

 

Desde já agradecemos!

 
Português, Brasil