GARQ0010 - ACCS: Território e negritude: direito à cidade e reparação





A ACCS "Território e negritude: direito à cidade e reparação", será ministrada no semestre 2025.2 pelos professores Gabriela Leandro (FAUFBA) e Felipe Estrela (Faculdade de Direito - UFBA) em articulação com lideranças e moradores de Ilha de Maré (Salvador-BA).



A disciplina tem como objetivo co-criar conhecimentos e apoiar a luta por direitos territoriais, patrimônio cultural, salvaguarda da memória e reparação, através de estudos compartilhados de referencial bibliográfico, análise de documentos e legislações, escuta sensível e imersão no território envolvendo atividades práticas construídas e realizadas junto com a comunidade. A abordagem de caráter interdisciplinar (Direito, Arquitetura e Urbanismo) e imersivo tem centralidade no forte significado histórico e cultural negro em Ilha de Maré e os enfrentamentos diante da interdição do acesso aos seus direitos territoriais. A disciplina, além de espaço de fomento à incidência, visa a capacitação de estudantes para uma atuação profissional ética e politicamente comprometida com as questões da justiça espacial e ambiental, o antirracismo e estímulo à imaginações críticas no que tange aos instrumentos e políticas urbanas.



Horário: sextas-feiras, 8h50-12h30, com visitas e imersão nas comunidades de Ilha de Maré aos finais de semana (dias e horários à combinar).



#disciplinas

#faufba

Português, Brasil