Arquiteto Phillipe Prost em Salvador - Conferência: A Memória Viva FAUFBA

.
CONFERÊNCIA DO ARQUITETO E PROFESSOR PHILIPPE PROST EM SALVADOR
 
Dia 27 de outubro, às 18h no Espaço Cultural da Barroquinha
 
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), convidam para a conferência “A memória viva”, do professor e arquiteto Philippe Prost.
 
A conferência acontecerá na próxima segunda-feira, dia 27 de outubro, às 18 horas, no Espaço Cultural da Barroquinha, e contará com tradução do francês para o português. A participação no evento é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas.
 
Prost é titular do escritório Atelier d’Architecture Philippe Prost e, desde 1993, é professor da École nationale supérieure d’architecture de Paris-Belleville. Em 2022, recebeu o Grande Prêmio Nacional da Arquitetura, o mais importante reconhecimento oferecido pelo Governo Francês na área, que foi concedido a ele e sua equipe pelo conjunto da obra.
 
Nascido em Garches, França, em 1959, Prost se graduou em arquitetura pela École nationale supérieure d’architecture de Versailles em 1983 e concluiu a especialização em restauração do patrimônio na École de Chaillot em 1989. Dentre os seus projetos mais conhecidos, estão a reabilitação e ampliação do cassino e teatro de Evian-les-Bains (2023), a reabilitação da Casa da Moeda de Paris (2017), o Anel da Memória - Memorial Internacional de Notre-Dame-de-Lorette (2014), a reabilitação e ampliação da antiga fábrica de tijolos “La Briqueterie” em Centro Nacional de desenvolvimento coreográfico de Val-de-Marne, em Vitry-sur-Seine (2013) e a restauração das muralhas e edificações da cidadela Vauban em Belle-Île-en-Mer (1991-2006).
 
De novembro de 2024 a janeiro de 2025, a Cité de l’architecture et du patrimoine, em Paris – um dos principais centros culturais dedicados à arquitetura no mundo – apresentou a exposição “A memória viva”, dedicada à obra do Atelier d’Architecture Philippe Prost.
 
A produção arquitetônica de Prost e sua equipe se destaca por uma abordagem que privilegia o processo criativo, unindo prática arquitetônica, pesquisa e ensino. Ele também está na vanguarda das questões ecológicas, defendendo a economia de recursos, o reuso e a hibridização das histórias materiais e imateriais. Como afirma o próprio arquiteto, “E se a arquitetura é a arte de transformar o real, então a transformação é, de fato, um ato de fé no futuro — a possibilidade de uma criação arquitetônica, urbana e paisagística única, porque parte de um substrato específico: a memória material e a memória imaterial dos lugares, que formam o DNA do projeto e de sua realização.”
 
A conferência de Philippe Prost em Salvador conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil e se insere nas atividades da Temporada França-Brasil 2025. Conta também com o apoio do Espaço Cultural da Barroquinha da Fundação Gregório de Matos / Prefeitura Municipal de Salvador.
 
As pessoas que desejarem receber certificado de participação devem inscrever-se até o horário da conferência por meio do link: 
https://www.sympla.com.br/evento/arquiteto-phillipe-prost-em-salvador-conferencia-a-memoria-viva/3183175.

#eventos  #faufba

Português, Brasil