Planejamento de Compras 2021

Você sabe como são feitas as compras e contratações na UFBA?

As unidades de ensino devem apresentar anualmente a relação de itens e quantidades que têm interesse em adquirir no período. Com base nisso, a Administração elabora várias licitações e, por fim, disponibiliza “cardápios”* de materiais e serviços que podem ser comprados. Itens não disponíveis nesses cardápios não podem ser comprados a não ser em situações bastante particulares.

Assim, se um professor obtém recursos para realizar um projeto, somente conseguirá adquirir os itens disponíveis em um “cardápio”. O mesmo acontece para materiais específicos de disciplinas práticas. Por este motivo é muito importante que todos participem do planejamento de compras 2021!

Com o intuito de dinamizar a comunicação, pedimos apenas que seja enviado um e-mail para comprasarq@ufba.br listando os itens desejados e suas quantidades. A partir desta comunicação inicial avaliaremos a demanda e manteremos contato para eventualmente solicitar informações adicionais ou prestar orientações. O e-mail deve ser enviado até 22/01/2021, pois nossa equipe precisa compilar os dados de cada item, solicitar cadastro de itens novos e lançá-los no sistema de compras, o que demanda um bom tempo. Se o retorno for tardio, pode não haver tempo hábil para realizar todos os lançamentos.

 

Observações importantes:

  • A inclusão de itens no planejamento não garante que a Universidade fará a compra! Ele apenas permite que os itens estejam disponíveis para compra através dos referidos “cardápios”. Como a Administração Pública não pode comprar sem licitação (a não ser em hipóteses legais restritas), é comum que professores tenham recursos para executar dentro de um período mas não possam fazê-lo, pois os equipamentos que desejam adquirir não foram licitados. Assim, é necessário que o haja um bom planejamento.
  • Os projetos que recebem repasses através de fundações não precisam ser previstos aqui, pois as compras são feitas diretamente por essas entidades, e não pela Universidade.

 

Com o objetivo de simplificar a comunicação, chamamos de "cardápio" a ferramenta Sistema de Registro de Preços (SRP), que serve para que a administração pública registre preços de determinado produto para aquisição eventual pelo prazo de até um ano. Pela legislação vigente, está disponível para as modalidades de licitação Concorrência e Pregão.