Graduação Diurna

São oferecidas anualmente 120 vagas para o curso diurno de Arquitetura e Urbanismo, que tem carga horária total de 4050 horas/aula, distribuída em 38 disciplinas. Os tempos mínimo e máximo para a conclusão do curso são, respectivamente 5 e 9 anos.

Coordenadora: Profa. Thais B. Portela - taiportela@yahoo.com.br

 

Disciplinas Diurno

As disciplinas do curso de arquitetura tem carga horária variável e se dividem em obrigatórias, optativas e livres listadas no link acima.

 

REGULAMENTO:

           Para conferir o Regulamento do Curso Diurno, clique no link abaixo:

           https://arquitetura.ufba.br/sites/arquitetura.ufba.br/files/versao_final...

 

 

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO:

Após ter concluído a grade curricular, o aluno desenvolve o seu Trabalho Final de Graduação (TFG), em caráter individual e sob a orientação de um professor arquiteto da FAUFBA, por um período de um a três semestres, abordando o tema escolhido, obrigatoriamente relacionado com as atribuições da profissão de arquiteto e urbanista.

Quarenta e cinco dias antes da defesa final, o trabalho é submetido a uma pré-banca, na presença do orientador e composta por dois professores da FAUFBA, com o objetivo de identificar possíveis deficiências, orientar revisões e sugerir alterações.

A sessão pública da defesa final do trabalho realizar-se-á durante a Semana do TFG, que sempre ocorre imediatamente após a conclusão dos semestres letivos, frente a uma Banca Examinadora integrada pelos mesmos membros da pré-banca, acrescidos de um arquiteto convidado, cuja indicação tenha sido aprovada pela Comissão do TFG, composta pelo Coordenador do TFG, pelo Coordenador do Colegiado e por um professor do departamento. 

Finalizada a sessão, caberá à Banca Examinadora registrar o resultado em uma Súmula da Sessão de Defesa, da qual constará a nota obtida pelo concluinte e, em caso de aprovação, o reconhecimento de que o mesmo está apto a gozar das prerrogativas legais do grau de Arquiteto e Urbanista.

Prof. Responsável: Aline de Figueirôa Silva

Link para o site

 

ORIENTADORES APTOS

Todos os professores arquitetos efetivos da Faculdade de Arquitetura da FAUFBA são aptos a orientarem os Trabalhos Finais de Graduação - TFG.

Professores substitutos e engenheiros não devem orientar. Todo semestre o docente deve entregar junto ao seu Colegiado o formulário I que encontra-se neste referido site.

 

REGULAMENTAÇÃO DO TFG - 2017

ORIENTADORES APTOS PARA O SEMESTRE 2017.2

 

FORMULÁRIOS DE TFG DIURNO:

FORMULÁRIO - INSCRIÇÃO DE ORIENTANDOS

FORMULÁRIO - RESULTADO FINAL

PARECER DA PRÉ-BANCA (novo)

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

Na Faculdade de Arquitetura da UFBA a atividade de estágio pode ocorrer logo nos primeiros anos da graduação, mas, a grande maioria dos estudantes inicia a atividade no início do terceiro ano de curso. Esses são estágios não-obrigatórios e acompanham o aluno ao longo de toda a graduação. Na FAUFBA, desde 2000, o estágio curricular e obrigatório (ARQ 043 – Estágio Curricular) é exigido como componente necessário e imprescindível para a integralização dos créditos. Para dar andamento às demandas dos estágios e fazer cumprir a Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que regula a atividade, a FAUFBA conta com uma Coordenação de Estágio.

Profa. responsável: Luciana Calixto Lima.

Orientações e informações podem ser obtidas através dos e-mails: lrlima@terra.com.br ou faufbaestagio@yahoo.com.br
 
 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

Regulamentada conforme arquivo disponível abaixo:

https://files.acrobat.com/a/preview/ea8f0366-046a-4d62-8bf6-46f7835679f2

 

Para conferir as atividades complementares do curso diurno, acesse o link abaixo:

https://files.acrobat.com/a/preview/07509769-11f3-4077-badc-bb034a5a7042