Noticias

Seminário de Ensino NTPP 2022 - Sessão sobre práticas pedagógicas em canteiro experimental

Dando continuidade ao Seminário de Ensino do Núcleo de Tecnologia, Projeto e Planejamento 2022, ocorrerá a sessão sobre práticas pedagógicas em canteiro experimental, com a participação dos convidados Arquiteto Vitor Lotufo e Prof. Marcos Silvoso (FAU-UFRJ), que apresentarão suas experiências sobre o tema.

Palestra “A Mensiocronologia e a produção de tijolos na Bahia do Século XVI ao XIX”

O Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) convida para a palestra “A Mensiocronologia e a produção de tijolos na Bahia do Século XVI ao XIX” a ser ministrada pela Prof. Dra. Larissa Acatauassú, da Universidade Federal da Bahia, com moderação da Profa. Dra. Thais Sanjad, da Universidade Federal do Pará.

Seminário final TED 03/2017 - Ações de conservação para terreiros tombados

Ocorrerá, às 14h do dia 25 de maio, no Auditório Américo Simas da Faculdade de Arquitetura, o Seminário final TED 03/2017 - Ações de conservação para terreiros tombados. Este seminário visa a avaliar as ações desenvolvidas do TED 03/2017 (Termo de Execução Descentralizado), uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Universidade Federal da Bahia, que teve como objetivo executar ações de conservação nos Terreiros da Roça do Ventura (Cachoeira), Terreiro Ilê Omo Agboula (Itaparica) e Terreiro do Alaketu (Salvador), no estado da Bahia.

Palestra “TL dating in cultural heritage: state of art and perspectives”

O Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) convida para a palestra “TL dating in cultural heritage: state of art and perspectives” a ser ministrada pela Prof. Esp. Anna Galli, da Università Milano-Bicocca, com moderação da Eng. MSc. Silvia Puccione,  da Resgate - Consultoria e Projeto em Patrimônio.

Palestra “Variações do campo geomagnético: do centro da Terra às Casas do Pelourinho”

O Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) convida para a palestra “Variações do campo geomagnético: do centro da Terra às Casas do Pelourinho” a ser ministrado pelo Prof. Dr. Gelvam André Hartmann, da Universidade Estadual de Campinas, com moderação da Profa. Dra. Rosana Muñoz, da Universidade Federal da Bahia.

Palestras do professor Nivaldo Andrade na Itália

No próximo dia 26 de abril, o professor Nivaldo Andrade fará duas palestras na Faculdade de Arquitetura da Università degli Studi di Napoli Federico II, na cidade italiana de Nápoles. A primeira palestra ocorrerá pela manhã, às 11h, para os alunos do curso de graduação em Arquitetura, no âmbito da disciplina “Teoria e História da Restauração”, do professor Andrea Pane, e terá como título “A escola italiana da restauração e a América Latina”, sendo resultado da pesquisa que o professor da UFBA desenvolve desde 2021 como bolsista do CNPq.