Palestras do professor Nivaldo Andrade na Itália

No próximo dia 26 de abril, o professor Nivaldo Andrade fará duas palestras na Faculdade de Arquitetura da Università degli Studi di Napoli Federico II, na cidade italiana de Nápoles. A primeira palestra ocorrerá pela manhã, às 11h, para os alunos do curso de graduação em Arquitetura, no âmbito da disciplina “Teoria e História da Restauração”, do professor Andrea Pane, e terá como título “A escola italiana da restauração e a América Latina”, sendo resultado da pesquisa que o professor da UFBA desenvolve desde 2021 como bolsista do CNPq. A segunda palestra, às 17h30, será realizada no âmbito da Scuola di Specializzazione in Beni Architettonici e del Paesaggio da mesma universidade, e abordará algumas intervenções realizadas em bens patrimoniais na América Latina nos últimos quarenta anos. Como debatedores, participarão o Prof. Paolo Giardiello, da universidade napolitana, e o Prof. Federico Calabrese, da FAUFBA, atualmente realizando pós-doutorado naquela instituição.

Essas atividades fazem parte da missão de trabalho que o Prof. Nivaldo Andrade, através do MP-CECRE, realiza no âmbito do Programa Capes Print e que incluiu, ainda, pesquisa em arquivos e bibliotecas em Roma e Nápoles, reuniões com pesquisadores da Università Sapienza di Roma e do ICCROM e diversas outras atividades, além de uma terceira palestra, que ocorrerá na Università degli Studi “G. d’Annunzio” di Chieti-Pescara, na cidade de Pescara, no próximo dia 29 de abril.