Aula Aberta "Tipo e projeto arquitetônico" com prof. Pablo Meninato

Pablo Meninato é Professor Associado na Temple University, na cidade de Filadélfia. Doutor em Teoria da Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Arquitetura pela Universidade da Pennsylvania (UPenn). Antes de se vincular à Temple University, ensinou em diversas instituições acadêmicas, incluindo a UPenn, Thomas Jefferson University, Universidad de Monterrey, Universidad de Palermo e Universidad de Buenos Aires.

É o autor de Unexpected Affinities – The History of Type in the Architectural Project from Laugier to Duchamp (Routledge, 2018), Informality and the City – Theories, Actions and Interventions (Springer, 2022) e Urban Labyrinths: Informal Settlements, Architecture, and Social Change in Latin America (Routledge, 2024). Meninato está em Salvador como Bolsista Fulbright.

O tipo é entendido como um denominador comum a diversos edifícios, que podem ser dos mais variados períodos históricos e ter abrigado diferentes usos. O estudo dos tipos, além de servir para o conhecimento da arquitetura, pode auxiliar no processo de composição arquitetônica, sendo de grande serventia ao ensino e à prática projetual.

Aula aberta da disciplina Ateliê 7
Data: 19/07/2024