O grupo EtniCidades desenvolve trabalhos que analisam a influência das relações étnico-raciais na produção da Arquitetura, do Urbanismo e da Cidade. O reconhecimento da raça enquanto fator estruturante das relações sociais aponta o papel do racismo na reprodução histórica das desigualdades no espaço urbano.
A raça, enquanto construção social, diferencia e delimita indivíduos e grupos. Assim, brancos, negros, indígenas, entre outros grupos, são definidos de maneira relacional e hierarquizados pelo sistema racista em uma escala que tem o Branco como modelo e ideal da humanidade. Os estudos críticos sobre a Branquitude surgem como inflexão da episteme no estudo das relações raciais, ao voltar o olhar para a identidade branca hegemônica, analisando o contexto de privilégios garantidos por essa condição.
O 1º Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras constitui um primeiro esforço de pensar o papel da Branquitude nas construções simbólicas e imagéticas da cidade, os interesses que estruturam as desigualdades raciais no espaço urbano e o papel da Arquitetura e do Urbanismo na veiculação desses significados e implementação desses projetos.
O evento será aberto e totalmente online, transmitido através do canal do EtniCidades no Youtube.
Mais informações no site:
Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras