ACÚSTICA, PLANEJAMENTO E ARQUITETURA DE ESPAÇOS PARA ARTES DE APRESENTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – FACULDADE DE ARQUITETURA

José Augusto Nepomuceno

A expressão artes de apresentação tem sido associada ao teatro, dança e música. As tecnologias digitais aceleraram o processo de ruptura dos limites entre estas expressões artísticas e cada vez mais elas ocupam o mesmo território.

O espaço para a apresentação destas artes por anos ficou confinado aos teatros  - frequentemente chamados por “múltiplo uso” – ou salas de concertos. Atualmente não é raro que expressões artísticas sejam apresentadas em espaços públicos como praças ou em circos, tendas, igrejas, entre outros.

A  palestra se concentra nos espaços especialmente projetados para receber estas expressões artísticas. Eles nem sempre conseguem atender os requisitos mínimos de operação ou atendimento ao programa de uso. Algumas reflexões da palestra são: como a arquitetura pode dar suporte para a troca de energia entre artistas e público? Como a acústica deixou de ser “atividade complementar” e passou ao topo de decisão de projeto? Como a sustentabilidade destes espaços depende de um planejamento espacial correto?

Como exemplos de estruturação de programas e projetos serão utilizados a Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, Sala Cecilia Meireles e Sala do Coro do TCA, no Brasil; Gran Teatro Nacional em Lima, Peru; The Shed (NY), Ordway Concert Hall (St Paul) e Cleveland Institute of Music, nos EUA.