Ciclo de Conferências FAUFBA 2022 - Práticas coletivas na Arquitetura e Urbanismo

A Faculdade de Arquitetura da UFBA tem o prazer de receber para a próxima edição do seu Ciclo de Conferências 2022 o Coletivo Mouraria 53 e a Profa. Naia Alban Suarez, professora Titular e ex-diretora da FAUFBA.
As conferências acontecerão presencialmente no Auditório Américo Simas da FAUFBA, quarta-feira, 08/06/2022, às 17:00h.

Neste mês de junho de 2022, destacamos a produção da arquitetura e do urbanismo através da prática coletiva, tanto representada no trabalho que vem sendo realizado pelo grupo Mouraria 53, formado pelos egressos da FAUFBA  Pedro Alban, Rodrigo Sena e Dário Sales, dentre outros, como pela pesquisa de Pós-doutorado da Profa. Naia, realizada na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid no ano de 2020 e intitulada "Coletivos de Arquitetura: outras formas do fazer arquitetônico".
O evento também marcará o lançamento do livro "cincotrês" na FAUFBA, registro de um processo que iniciou no âmbito de Trabalho Final de Graduação do então estudante Pedro Alban, orientado pelo Prof. Nivaldo Andrade, que participará do evento como debatedor.
A apresentação desta edição ficará a cargo da Profa. Ariadne Moraes.
Segundo os autores, o livro "cincotrês compartilha uma caminhada em meio ao caos da reforma experimental de um casarão em ruínas, localizado no bairro da mouraria, centro antigo de salvador. o projeto é tocado por um coletivo de jovens que propõe aos proprietários ocupar e reformar o imóvel, sob a promessa de devolvê-lo em melhor estado. ali, construção e habitação acontecem simultaneamente e os significados de habitação são múltiplos: uma clínica de psicologia se sobrepõe a festas, pequenos escritórios, moradas, ateliês, espaços de reunião, exposições, shows, cozinha, bar. a obra subverte ordens da arquitetura tradicional; a construção se inicia antes da existência de um programa; materiais utilizados são coletados a partir de doações, demolições e  no lixo da cidade; carpinteiros, serralheiros e pedreiros se tornam professores de arquitetos e acadêmicos, em uma lógica de ensinar e aprender fazendo. o livro é uma narrativa gráfica que atravessa os arquivos acumulados durante os 5 anos de ocupação".

Não perca:
Auditório Américo Simas, FAUFBA, 08/06/22, 17:00h