Que histórias as imagens contam? O que acontece quando deslocamos as superfícies visuais das gavetas para o mundo? Que cidades aparecem quando chocamos diferentes tempos por meio dos tantos gestos envolvidos no evento fotográfico?
A exposição URBANOS ARQUIVOS é uma investigação-experimento com as histórias da cidade do Salvador, especialmente entre as décadas de 1970 e 2000. A partir das pesquisas do grupo LEIA com o Arquivo Afro-Fotográfico ZUMVI e Acervo Arlete Soares, desde 2020, provocamos tensionamentos quanto aos processos urbanos de transformação da capital baiana, dando a ver diferentes escalas de documentação e variadas geografias de vivências de Salvador: vemos gestos que fazem emergir um outro fazer-cidade. Gestos fotografados, mas também gestos de quem fotografa. Gestos de organizar, de catalogar, de arquivar. E de desarquivar.
Convidamos a todes para estar presentes na abertura no dia 7 de dezembro de 2023, na Aliança Francesa, a partir das 19h. Esperamos vocês lá!
Este projeto foi realizado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (Editais PIBEXA, PIBIArtes, PIBIEX 2023).
Português, Brasil