Mostra UFBA Ecofalante - Semana do Meio Ambiente 2024

 
Olá! Esperamos que você esteja bem e saudável. Venha participar da Mostra UFBA Ecofalante - Semana do Meio Ambiente 2024. O tema principal da 3° edição deste ano será Ancestralidade e Emergência Climática. As sessões de filmes acontecerão em três dias, de 03, 04 e 05 de junho, totalmente gratuita e aberta ao público na Saladearte Cinema da UFBA! Esta iniciativa integra as ações da UFBA em greve! Então, já anota aí na agenda para não esquecer:
 
As sessões de filmes serão seguidas de debates e acontecerão em três dias na Saladearte Cinema da Ufba!
03/06 das 19h às 21h30: MATA
04/06 das 14h30 às 16h30: ThuleTuvalu
05/06 das 13h40 às 16h30: Quentura, Yarang Mamin - Movimento das Mulheres Yarang
 
O projeto de extensão Pipoca e Paisagem em Salvador da FAUFBA e o Curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, em parceira com o CineClube Nanook do Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (Póscom), terá um encontro no dia 03, na próxima segunda-feira, te convidamos a participar do Cine Debate sobre o filme MATA, com direção de Fábio Nascimento e Ingrid Fadnes.
 
Onde: Saladearte Cinema da Ufba
Data: 03/06/2024
Horário: 19h00 – 21h30
Gratuito e aberto ao público geral
Retirada do ingresso 1 hora antes na Bilheteria do Cinema
 
Após a exibição, acontecerá um debate com Erivan Júnior, que é do município de Igrapiúna, no interior da Bahia, situado entre Valença e Itacaré no território de identidade Baixo Sul e atualmente graduando da FAUFBA. Participação do diretor Fábio Nascimento que é fotógrafo documental e cineasta que trabalhou para National Geographic, Greenpeace, Médicos sem Fronteiras, The New York Times e diversos outros veículos, produzindo histórias na intersecção entre pessoas, meio ambiente e ciência. Além da Mônica Botelho que é bióloga, especialista em Ecologia e Intervenções Ambientais e trabalha com educação ambiental, Ecofeminismo e Conservação. Teremos também a presença de Rodrigo Santana Mãdỹ, do povo Pataxó, que participa do filme, relatando a luta pela garantia de seu território.
 
Sinopse: Diante do avanço das plantações de eucalipto, um agricultor e uma comunidade indígena se posicionam como resistência e revelam o impacto da monocultura no meio ambiente, em contraste com os modos de vida tradicionais. O inimigo também pode ser verde.
 
Assista ao Trailer: ecofalante.org.br/filme/mata
Facebook: facebook.com/matafilme
 
Atenciosamente, Camila Gomes Sant’Anna
Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia
 

 

Português, Brasil