O Centro da Cidade do Salvador: a Freguesia da Sé. 1889-1930.

Descrição:

Estuda a Freguesia da Sé no momento em que ela se torna o efetivo centro da cidade, vale dizer, o lugar privilegiado das tensões sociais e suas representações, políticas, econômicas e culturais. Assim a pesquisa entende o centro como um calidoscópio social feito de reflexos e variações tencionais no tempo. Se interessa pelas arquiteturas que informam e conformar esse espaço urbano Prioriza as fontes arquivistas, sem naturalmente esquecer a literatura clássica sobre o assunto. A iconografia plantas da cidade, projetos das edificações, fotografias, desenhos, etc. os códigos de posturas e obras, posturas municipais, relatórios e falas dos governadores, almanaques, revistas e jornais, são objetos de interesse da pesquisa.

Equipe:
Três alunos de mestrado acadêmico e quatro alunos de doutorado.