Urbanismo Modernista No Brasil: Articulações Internacionais e Formas De Difusão, 1929-1956

Descrição:

Tendo como horizonte temporal um período simbolicamente demarcado pela primeira visita de Le Corbusier ao Brasil e pela realização do concurso para a escolha do plano urbanístico de Brasília, o projeto visa discutir o lugar do Movimento Moderno na formação de uma cultura urbanística no Brasil, através de uma dupla perspectiva. A primeira explora as articulações internacionais dos arquitetos e urbanistas brasileiros, em especial com o CIAM, desvendando as tendências com relação à cidade e ao urbanismo presentes nesses congressos internacionais e suas eventuais repercussões no pensamento e na prática desses profissionais brasileiros. A segunda discute os mecanismos de difusão interna do ideário modernista no meio profissional brasileiro, particularmente a emergência de novos foruns de discussão sobre a cidade e o urbanismo; a formação local de uma bibliografia especializada; a ação de órgãos de representação profissional; e, finalmente, a estruturação de uma formação específica em urbanismo. Além do processamento bibliográfico do material levantado pela rede de pesquisa Urbanismo.BR, de que faz parte o responsável pelo projeto, o desenvolvimento do mesmo inclui levantamento documental em acervos brasileiros e estrangeiros (Suiça, Estados Unidos), levantamento das obras urbanísticas inspiradas pelo ideário do Movimento Moderno, realizadas ou projetadas no Brasil; e realização de entrevistas com arquitetos e urbanistas que participaram de fatos ou situações relacionadas às questões priorizadas na pesquisa em algumas cidades brasileiras (Salvador, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre).

Equipe:
Dois alunos de graduação.