Prof. Nivaldo Andrade - Vice presidente da União Internacional dos Arquitetos

O arquiteto e urbanista Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, professor associado da Faculdade de Arquitetura da UFBA, é o novo vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para a Região III (Américas) para o triênio 2023-2026, através de candidatura que foi também apoiada pela Congregação da FAUFBA (confira aqui: https://arquitetura.ufba.br/pt-br/mocao-de-apoio-da-congregacao-da-faufb...)

Ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e professor permanente do Mestrado Profissional em Conservação e Restauro de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da UFBA, Nivaldo foi eleito com 233 votos (75,4% do total) durante a 29ª Assembleia Geral da UIA que ocorreu em Copenhagen (Dinamarca), logo após o 28º Congresso Mundial de Arquitetos, entre de 6 e 9 de julho. A assembleia também elegeu Regina Gonthier (Suíça) para a presidência da gestão 2023-2026. Regina Gonthier é a terceira mulher a presidir a UIA e Nivaldo Andrade é o quarto brasileiro e primeiro nordestino a ocupar a vice-presidência da organização nos seus 75 anos de história.

Nivaldo Andrade é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA) e membro vitalício do Conselho Superior do IAB. Como vice-presidente das Américas, também fará parte do Bureau do UIA, junto com a nova presidente, com o ex-presidente da gestão anterior, o mexicano José Luis Cortès; com o Secretário Geral, Rui Leão (Macau), presidente do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa -CIALP e da Docomomo Macau-CN), com o Tesoureiro, Seif Allah Alnaga (Egito) e com os vice-presidentes das outras quatro regiões: Teresa Taboas (Espanha – Região I), Jerzy Grochulski (Polônia – Região II), Zhang Li (China – Região IV) e Vity Nsalambi (Angola – Região V).

A UIA foi fundada em 28 de junho de 1948 em Lausane, na Suíça. Está sediada em Paris e é a única organização de arquitetura global reconhecida pelas principais agências da Organização das Nações Unidas (ONU), tais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UNCHS), o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ESOSOC), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como a Organização Mundial do Comércio (WTO).

Mais de 100 países participam ativamente da UIA através das seções membro. No caso do Brasil, a seção membro é o IAB, que se associou à UIA em 1950, apenas dois anos depois da criação da organização mundial.

    

Português, Brasil