Nota de Pesar - Pedro Aloísio Cedraz Nery

FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

NOTA DE PESAR

Em nome da comunidade da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, lamentamos o falecimento do arquiteto e professor da FAUFBA Pedro Aloísio Cedraz Nery, ocorrido hoje, 25 de outubro de 2023, aos 68 anos. A cremação acontecerá amanhã, 26 de outubro de 2023, às 11:00h, no Campo Santo. Pedro Nery era Professor do Núcleo de Tecnologia, Projeto e Planejamento da FAUFBA, destacadamente na área de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, tendo sido também Coordenador do Colegiado do Curso Diurno entre dezembro de 2011 e novembro de 2015. Seu trabalho de mestrado intitulado “Assis Reis: arquitetura, regionalismo e modernidade”, de 2013, é uma importante referência para a memória e reflexão sobre a arquitetura produzida na Bahia no século XX. Colaborou no escritório Assis Reis em vários momentos de sua trajetória como arquiteto, com quem dividiu alguns projetos. Na prefeitura de Salvador teve a oportunidade de trabalhar com Lina Bo Bardi, em sua última passagem por Salvador, na implantação da Casa do Benin.  Deixará saudade por sua grande solidariedade com os colegas e amigos, e ficará o vazio de sua sensibilidade irônica e irreverência diante do mundo.

Consternados, externamos sinceros sentimentos de solidariedade e condolências aos seus familiares e amigos.

Sergio Ekerman

Diretor FAUFBA