“Nova arquitetura em sítios históricos urbanos”

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) convidam para a quarta sessão do ciclo de palestras da disciplina “ARQB10 – Projeto em preexistência”, ministrada pelos professores Nivaldo Andrade e Rodrigo Baeta.

 

Esta sessão tem como tema “Nova arquitetura em sítios históricos urbanos” e acontecerá nesta sexta-feira, 15 de outubro, a partir das 9 horas, com transmissão pelo canal da FAUFBA no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7bJ7eafELpu_OvBYiCar7Q.

 

Como convidados desta sessão, representantes de dois escritórios que, nas últimas décadas, têm realizado diversos projetos de intervenção arquitetônica no patrimônio arquitetônico e urbano: GPA&A – Gustavo Penna Arquiteto & Associados, de Belo Horizonte, e GRAU – Grupo de Arquitetura e Urbanismo, de Recife.

 

O escritório GPA&A estará representado pelo seu fundador, Gustavo Penna, e por Diana Penna. Gustavo Penna é graduado em Arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG), na qual lecionou por três décadas. Seus projetos e obras já foram exibidos em importantes eventos e instituições no Brasil e no exterior, como a Bienal de Veneza, a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, a Bienal de Buenos Aires e o Institut Français d’Architecture, em Paris. Sua produção recebeu diversos prêmios internacionais, como o The International Award, em Chicago, o World Architecture Festival (WAF), em Cingapura, e o Architizer A+ Awards, em Londres, e vem sendo publicada nas principais revistas de arquitetura do mundo, como Abitare (Itália), Architectural Record (Estados Unidos) e Summa+ (Argentina), dentre muitas outras. Diana Penna é graduada em Relações Públicas e é Diretora de Comunicação e Marketing do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados.

 

Os projetos do GRAU – Grupo de Arquitetura e Urbanismo serão apresentados por Ronaldo L’Amour, que fundou o escritório em 2001 junto com o arquiteto Felipe Campelo. Ronaldo é graduado em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI). Atualmente, além da atuação no GRAU, é analista de ciência e tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE).

 

Nesta sexta-feira, Gustavo e Diana Penna apresentarão alguns dos projetos do escritório GPA&A realizados em monumentos e sítios históricos, como o Museu de Congonhas (2005-15), o Museu de Sant’Ana, em Tiradentes (2009-14), o edifício anexo da Academia Mineira de Letras (1990-93), em Belo Horizonte, dentre outros. Ronaldo L’Amour apresentará projetos como o da nova edificação construída no conjunto de sobrados da Rua do Bom Jesus (1993-1996) e do Paço do Frevo (2008-14), ambos localizados no Recife Antigo, e do mirante na Caixa d’Água de Olinda (1997-2011), dentre outros.

 

Agradecemos às mestrandas Ana Luiza Marques pela elaboração do cartaz e Adelaide Dias pela transmissão da sessão pelo YouTube. 

Português, Brasil