Palestra "O escritório Brasil Arquitetura e as intervenções arquitetônicas no patrimônio industrial"

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) convidam para a terceira sessão do ciclo de palestras da disciplina “ARQB10 – Projeto em preexistência”.

Esta sessão terá como tema as intervenções arquitetônicas no patrimônio industrial e terá como palestrante convidado o arquiteto Marcelo Ferraz. A palestra acontecerá nesta sexta-feira, 01 de outubro, a partir das 9 horas, com transmissão pelo canal da FAUFBA no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7bJ7eafELpu_OvBYiCar7Q e contará com mediação dos professores da disciplina, Nivaldo Andrade e Rodrigo Baeta.

Nascido em Cambuí (MG), Marcelo Ferraz é formado pela FAU-USP e sócio-fundador do escritório Brasil Arquitetura, onde tem realizados vários projetos com premiações no Brasil e no exterior. Foi colaborador de Lina Bo Bardi de 1977 a 1992, participando de todos os seus projetos no período, com destaque para o Sesc Pompeia e para os projetos realizados no centro histórico de Salvador na segunda metade dos anos 1980. Também colaborou com Oscar Niemeyer, no projeto do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Dirigiu o Instituto Bardi e o Programa Monumenta do Ministério da Cultura. Foi professor convidado na Washington University, em Saint Louis, Estados Unidos, e é professor da Escola da Cidade, em São Paulo. Publicou diversos livros, com destaque para "Lina Bo Bardi", "Arquitetura rural na Serra da Mantiqueira" e "Arquitetura conversável".

Na palestra desta sexta, Marcelo Ferraz apresentará alguns dos diversos projetos de intervenção no patrimônio industrial elaborados pela Brasil Arquitetura, como o Conjunto KKKK, em Registro (SP); o Museu do Pão, em Ilópolis (RS); o Teatro do Engenho Central, em Piracicaba (SP); e o novo centro cívico e administrativo do Iguape (SP).