PPG-AU/UFBA grande vencedor do Prêmio ANPARQ 2020 na modalidade “Livro autoral”

O PPG-AU/UFBA foi o grande vencedor do Prêmio ANPARQ 2020 na modalidade “Livro autoral”. Em uma situação inédita, duas publicações resultantes de teses de doutorado defendidas no Programa e publicadas pela Editora da UFBA receberam o prêmio e uma menção honrosa na modalidade. Os vencedores do Prêmio ANPARQ 2020 foram divulgados na noite desta segunda-feira, 1º de março, durante a cerimônia de abertura do 6º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ ), organizado pela Universidade de Brasília (UnB).

A Coleção “Arquitetura moderna na Bahia (1947-1951)”, em cinco volumes, recebeu o prêmio principal da categoria e é oriunda da tese de doutorado de Nivaldo Vieira de Andrade Junior, defendida no PPG-AU/UFBA sob a orientação da Profa. Esterzilda Berenstein de Azevedo. O autor é atualmente professor permanente e coordenador deste Programa.

No seu parecer, a comissão de avaliação do Prêmio ANPARQ 2020 na modalidade “Livro autoral”, formada por docentes da UFRJ, UFBA, UFMG, UFPE e Unicamp e que contou com 21 pareceristas ad-hoc de todo o país, destaca que a Coleção “Arquitetura moderna na Bahia (1947-1951)” é um “Trabalho com construção clara e objetiva, com inegável qualidade metodológica, referenciado pelo fazer historiográfico”, no qual, “De forma incansável e consistente, o autor demonstra que a arquitetura moderna baiana exige ser visceralmente reconhecida, analisada e incorporada aos registros e aos estudos sobre a arquitetura brasileira. Em síntese, é uma contribuição ímpar para outro olhar da historiografia e da crítica em arquitetura e urbanismo a ser revelado sobre as marcas do modernismo no país.”

O livro “Trilogia das utopias urbanas”, que recebeu a menção honrosa na categoria, é de autoria de Adriana Mattos de Caúla e Silva, atualmente professora na Universidade Federal Fluminense (UFF). A publicação  é resultante da sua tese de doutorado, defendida no PPG-AU sob a orientação da Profa. Paola Berenstein Jacques, e que já havia recebido o Prêmio CAPES de Teses em 2006.

O parecer da comissão de avaliação do Prêmio ANPARQ 2020 destaca que o livro “Trilogia das utopias urbanas” possui “natureza claramente teórica” e “se desenvolve a partir de uma proposta metodológica inovadora para cartografar as dinâmicas e situações urbanas, que se manifesta em uma estrutura que permite leituras – heterocrônicas – em diferentes tempos e de diferentes formas de imagens de utopias urbanas a partir das quais são estabelecidas associações e aproximações.”

Deve-se destacar que é a terceira vez, nas seis edições do Prêmio ANPARQ realizadas até hoje, que uma publicação de autoria de docente do PPG-AU/UFBA se sagra vencedora na modalidade “Livro autoral”. Em 2018, o livro “A cidade barroca na Europa e na América Latina”, do Prof. Rodrigo Baeta, recebeu o Prêmio ANPARQ nesta categoria, que o mesmo autor já havia recebido em 2012, com a obra “O barroco, a arquitetura e a cidade nos séculos XVII e XVIII”, ambos publicados pela Edufba.