Prazo Prorrogado - O 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (3°CIHCLB)

CALL FOR PAPERS

NOTA INTRODUTÓRIA

O 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (3°CIHCLB) será realizado no período de 3 a 6 de Setembro de 2019 e ocorrerá em Salvador-Bahia, cidade de inequívocas tradições portuguesas no Brasil, tanto em virtude do seu vasto repertório de edificações do período Colonial, como pelo fato de ter sido a primeira capital da América portuguesa. Este evento, organizado e promovido pelo Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR) da Escola Politécnica (EPUFBA) e pela Faculdade de Arquitetura (FAUFBA), ambos da Universidade Federal da Bahia, conta, no Brasil, com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo e, em Portugal, do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP), da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL) e da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC). Realiza-se após o sucesso do 1º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, ocorrido na cidade de Vitória – Espírito Santo – Brasil, em 2013, e do 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, acontecido na Universidade do Porto, em 2016.

O tema da História da Construção tem-se assumido como uma das áreas mais inovadoras e interdisciplinares, congregando historiadores, arqueólogos e historiadores da arte, mas também engenheiros, arquitetos e outros profissionais de áreas afins. As reflexões geradas nestes encontros são fundamentais para o resgate da memória dos materiais e técnicas construtivas, pois permitem compreender como se dá a formação do patrimônio edificado e suas transformações e fornecem subsídios que possibilitarão intervenções de forma mais adequada. Diante do interesse pelo tema no Brasil e em Portugal, o presente Congresso pretende constituir um fórum de debates sobre a história da construção e a ciência da conservação nas suas múltiplas dimensões. Objetiva-se promover o intercâmbio de experiências e impulsionar os estudos sobre a história dos processos construtivos entre os dois países, por meio do estabelecimento de vínculos com instituições e pesquisadores especializados.

O 3°CIHCLB terá como línguas oficiais o português e o espanhol, para contemplar a presença de amplo conjunto de congressistas. Espera-se, assim, extensa participação de profissionais das áreas de Arquitetura, Engenharia, Arqueologia, História, Museologia, Sociologia, entre outras, para troca de experiências sobre os diversos temas abrangidos no Congresso, além de discussões de novos tópicos para a reabilitação do vasto patrimônio construído.

LOCAL

O 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira será sediado na Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) e na Escola Politécnica (EPUFBA), unidades da Universidade Federal da Bahia.

EIXOS TEMÁTICOS E ABORDAGENS

O evento está organizado em dois eixos principais, com abordagens específicas:

1 - MATERIAIS, TÉCNICAS E HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO

• Materiais e técnicas tradicionais (pedra, materiais cerâmicos, madeira, terra, ferro, etc.);
  • Construção e industrialização (aço, concreto, vidro, novos materiais, etc.);
  • Obras de arte e território (pontes, estradas e obras hidráulicas);
  • Construções militares;  Profissionais e artífices da construção; ,
  • Máquinas, equipamentos e utensílios;
  • História da construção e a construção da cidade;
  • História da construção e a ciência da conservação.

2 - FORMAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO TÉCNICO E CIENTÍFICO

• Literatura técnica (manuscritos, publicações, iconografia, representação) e formação dos construtores;
  • Inovação, trocas e controvérsias científicas e técnicas;
  • Gestão, códigos e regulamentos da construção;
  • Ensino da história da construção;
  • Historiografia da construção: métodos, fontes, etc

DATAS RELEVANTES

• Abertura da “Call for Papers”: 30 de junho de 2018
  • Submissão de resumos: 15 de novembro de 2018 PRORROGADA PARA 16 DE DEZEMBRO DE 2018