O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) convidam para a quinta sessão do ciclo de palestras da disciplina “ARQB10 – Projeto em preexistência”, ministrada pelos professores Nivaldo Andrade e Rodrigo Baeta.
Esta sessão tem como tema “Reuso do patrimônio: experiências italianas e uruguaias" e acontecerá nesta sexta-feira, 29 de outubro, a partir das 9 horas, com transmissão pelo canal da FAUFBA no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7bJ7eafELpu_OvBYiCar7Q.
Os convidados desta sessão são Claudio Varagnoli e Raúl Vallés. Claudio Varagnoli é graduado em Arquitetura pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, com especialização em Restauração de Monumentos (1984) e doutorado em Conservação do Patrimônio Arquitetônico (1986) pela mesma universidade. É professor catedrático de “Restauração Arquitetônica na Università degli Studi “G. d'Annunzio” Chieti-Pescara, cujo doutorado em Restauração do Patrimônio Arquitetônico coordenou entre 2000 e 2010. Foi professor visitante da Universidade de Coimbra entre 2018 e 2019 e professor da Escola de Arqueologia de Atenas entre 2013 e 2014. Foi também professor na Escola de Especialização em Patrimônio Arquitetônico e Paisagístico da Università degli Studi di Roma "La Sapienza" entre 2017 e 2018 e da Escola de Especialização em Patrimônio Arquitetônico e Paisagístico da Università degli Studi di Ferrara entre 2017 e 2018. Foi membro do Conselho Superior de Obras Públicas do Ministério de Infraestrutura e Transportes e é Presidente da Comissão Técnico-Científica do Setor "Arte e Arquitetura Contemporânea" e Membro do Conselho Superior do Patrimônio Cultural e Paisagístico, ambos do Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais, desde 2018. Publicou diversos livros, ensaios e artigos, com particular atenção ao restauro e ao debate arquitetônico contemporâneo.
Raúl Vallés é Professor Titular da Unidade Permanente de Habitação da Faculdade de Arquitetura da Universidad de la República, em Montevidéu e coordenador do Comitê Acadêmico da mesma universidade encarregado de fomentar o relacionamento entre a Academia e o Estado em temas de Habitat e Habitação Social. Foi professor convidado do Mestrado Laboratório da Habitação do Século XXI da Universitat Politécnica de Catalunya, em Barcelona; do Mestrado Gestão Social do Hábitat da Universidad de Sevilha; do Mestrado Gestão e Desenvolvimento da Habitação Social da Universidad Nacional del Noroeste em Resistencia, Argentina. É autor de diversos artigos no Uruguai e no exterior e foi diretor da Revista Vivienda Popular entre 2008 e 2014. Foi Assessor da Direção Nacional de Habitação do Ministério de Habitação, Ordenamento Territorial e Meio Ambiente do Uruguai, Assessor da Federação de Cooperativas de Poupança Prévia do Uruguai e Consultor do PNUD. Membro fundador do Instituto Hacer-Desur em 1991, tendo assessorado diversos programas de cooperativa habitacional, tanto por ajuda mútua quanto por poupança prévia. Foi finalista no Primeiro Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana e recebeu o Prêmio de melhor obra de Habitação Social dos últimos dez anos na Ibero América na IV Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo (Lima, 2004) e o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Ideias para o Ordenamento e Valorização da Costa del Oro.
Nesta sexta, Varagnoli apresentará algumas reflexões sobre o tema do reuso de edifícios de valor cultural reconhecido a partir das experiências realizadas na Itália nos últimos anos. Vallés apresentará dois projetos de habitação social de sua autoria, realizados no centro histórico de Montevidéu para a Cooperativa de Habitação da Cidade Antiga, nomeadas de COVICIVI I (1993-98) e COVICIVI II (2001-05).
Agradecemos às mestrandas Ana Luiza Marques pela elaboração do cartaz e Adelaide Dias pela transmissão da sessão pelo YouTube.
Português, Brasil