SEMINÁRIO SALVADOR E SUAS CORES 2020: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL E ÁFRICA

Sub-título:

EtniCidades: grupo de estudos étnico-raciais em arquitetura e urbanismo

DATA: 16 a 20 de novembro de 2020.

"O ‘’Seminário Salvador e Suas Cores 2020: Ensino, Pesquisa e Extensão das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e África’’, têm como objetivo promover a construção de um campo de debate, troca de experiências acadêmicas entre universidades brasileiras e africanas sobre a problematização, operacionalização e implementação do ensino, pesquisa e extensão das relações étnico-raciais, estudos africanos e afro-brasileiros nos currículos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo na graduação e pós-graduação. Busca-se problematizar as legislações vigentes como as Leis 10.639 e 11.640 que tornam obrigatório o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, assim como a Resolução n.01/2004 do MEC que traça diretrizes curriculares nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no ensino básico, fundamental, médio, e, principalmente, o ensino superior no Brasil.

Em sua sexta edição, o seminário internacional visa construir uma rede nacional e internacional de professores pesquisadores e extensionistas das relações étnico-raciais, estudos africanos e afro-brasileiros propiciando a troca de conteúdos de disciplinas, ementas, metodologias, aportes epistemológicos afro-referenciados e afro-centrados, pesquisas em andamento e propostas futuras, assim como experimentações em trabalhos e atividades extensionistas com grupos étnico-raciais, notadamente, de matrizes africanas. O Seminário Salvador e Suas Cores 2020, traz ainda a construção de uma rede internacional com universidades africanas e professores africanos, no sentido de entender como se dão os processos de abordagem dos temas relacionados às relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de arquitetura e urbanismo em África, traçando paralelos e diferenças com os currículos dos cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil.

O Seminário Salvador e Suas Cores 2020 está sendo proposto, também, no sentido de contribuir com as discussões dos processos de construção do novo Projeto Político Pedagógico – PPP da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUFBA. O atual Projeto Político Pedagógico – PPP da FAUFBA encontra-se em debate, e está sendo elaborada uma nova proposta no qual a questão étnico-racial tornou-se um dos pontos centrais de debate e de demanda dos estudantes. Avança, portanto, na promoção da construção de um campo de debate, pesquisa, ensino e extensão na esfera disciplinar da Arquitetura e Urbanismo sobre as questões étnico-raciais em suas relações com a Arquitetura, Cidade, e Urbanismo, notadamente, no que tange ao legado civilizatório dos Africanos no Brasil, ainda lacunar, na formação de arquitetos e urbanistas, na historiografia e teoria da arquitetura, no planejamento de cidades e projetos arquitetônicos. Busca tecer a relação do Negro com a edificação de arquiteturas, territórios e cidades no país, visando traçar a construção de uma agenda que venha a contemplar a introdução das relações étnico-raciais, estudos africanos e afro-brasileiros nos currículos dos cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil.

Construção essa que passa de forma indissociável com a África, conectando o Brasil a África, onde ambos, passaram por processos racializados, colonializados e eurocentrados que atravessam os currículos dos cursos de arquitetura e urbanismo nos dois lados do Atlântico Negro. O seminário internacional busca consolidar e desenvolver o campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo no Brasil nos chamados ‟Estudos Africanos‟,‘’Afro-brasileiros’’e‘’Afro-diasporicos’’ trazendo reflexões e debates próprios do campo de estudo das relações étnico-raciais. O ‘’Seminário Salvador e Suas Cores 2020: Ensino, Pesquisa e Extensão das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e África’’ integra o Novembro Negro na UFBA, evento organizado pela PROAE – Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, o Novembro Negro da SEPROMI - Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, e da Semana da Consciência Negra da SEMUR – Secretaria Municipal da Reparação. Maiores informações e inscrições no site: https://sssc2020.46graus.com/"