XXXVI Encuentro e XXI Congreso ARQUISUR

XXXVI Encuentro e XXI Congreso ARQUISUR, organizado pela Asociación de Facultades y Escuelas de Arquitectura de Universidades Públicas del Mercosur, aconteceu durante os dias 6, 7 e 8 de setembro de 2017 na Universidad Nacional de San Juan – FAUD/UNSJ, Argentina.

A FAUFBA, uma das instituições nacionais integrantes do ARQUISUR, participou ativamente de várias frentes do evento realizado este ano: foi a única universidade brasileira envolvida na 4ª edição do Taller Virtual En Red; 10 alunos da FAUFBA colaboraram diretamente nas atividades do Encontro e do Congresso em San Juan, com apresentação de trabalhos e de comunicações, participação nos workshops e nas mesas de debates e publicação de artigos; 06 projetos de estudantes concorreram ao Prêmio Aroztegui e 03 trabalhos concorreram aos Prêmios de Pesquisa e Extensão.

Foram apresentados no encontro os resultados do Taller Virtual en Red ARQUISUR 2017 – El Saber Proyectual: sus lógicas, procesos y estrategias - coordenado pelo Prof. Arq. Fernando M. Speranza, da FADU-UBA, onde participaram 29 escolas do Mercosul, cerca de 800 estudantes e 50 professores em sistema de vinculação. Além da exposição itinerante, foi lançada a publicação bianual 2015-2016 em suporte digital contendo as experiências dos anos anteriores.

A professora da FAUFBA, Ariadne Moraes, fez parte do corpo de jurados do prêmio AROZTEGUI, representando o Brasil nesta premiação, julgando trabalhos de graduação juntamente com docentes e arquitetos da Argentina, da Bolívia, do Chile e do Uruguai, além de integrar o grupo de Coordenadores do TVRed.