Congregação aprova homenagem à professora Esterzilda Berenstein de Azevedo

Congregação aprova homenagem à professora Esterzilda Berenstein de Azevedo

 

A Congregação da FAUFBA aprovou hoje, 08/04/2022, com 16 votos a favor e uma abstenção do professor Sergio Ekerman, uma homenagem à professora Esterzilda Berenstein de Azevedo, recentemente falecida. A proposta de homenagem foi apresentada à Congregação pelos professores Nivaldo Andrade e Naia Alban e reúne assinaturas de 52 docentes, que reconhecem a importância das contribuições dadas pela professora Esterzilda à FAUFBA e ao PPG-AU ao longo de seus quase 40 anos de carreira docente. Com a aprovação da homenagem pela Congregação, o principal salão de reuniões e de aulas da nova sede do PPG-AU será batizado de “Salão Profa. Esterzilda Berenstein de Azevedo”.

 

Segue, abaixo, o texto da proposta de homenagem aprovada pela Congregação.

 

Saudações,

 

João Maurício Ramos

Vice-Diretor FAUFBA

 

PROPOSTA DE HOMENAGEM À PROFA. ESTERZILDA BERENSTEIN DE AZEVEDO

Os professores do PPG-AU e da FAUFBA abaixo assinados propomos ao Colegiado do PPG-AU UFBA e à Congregação da FAUFBA, por meio deste documento, que o principal salão de reuniões e de aulas da nova sede do PPG-AU seja batizado de “Salão Profa. Esterzilda Berenstein de Azevedo”, em reconhecimento às relevantes contribuições que citada docente deu ao PPG-AU e à FAUFBA como um todo.

Graduada em arquitetura e urbanismo pela FAUFBA em 1971, Esterzilda recebeu os títulos de especialista em Restauração e Ambientação de Monumentos pelo Instituto de Cultura Hispânica de Madri e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1974, mestra em Ciências Sociais pela UFBA em 1985 e doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (USP) em 1995, além de ter realizado estágio pós-doutoral na Università di Roma “La Sapienza” entre 2005 e 2006.

Esterzilda foi coordenadora do PPG-AU entre 1999 e 2002 e foi professora da FAUFBA por quase 40 anos, contribuindo de maneira decisiva em todos os níveis de formação, dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo diurno e noturno ao CECRE, MP-CECRE e PPG-AU. No Ateliê IV da graduação, Esterzilda iniciou uma importante discussão sobre a intervenção em edificações e sítios históricos. No CECRE, coordenou por muitos anos o Ateliê de Projetos. No PPG-AU, além de ter sido coordenadora e vice coordenadora, ministrou por longo período a disciplina “Metodologia de Pesquisa”. Foi também chefe do extinto Departamento de Teoria e Prática do Planejamento da FAUFBA entre 1986 e 1988 e consultora ad-hoc da CAPES e do CNPq em diversas ocasiões.

Esterzilda teve um papel determinante na internacionalização da FAUFBA, coordenando projetos de cooperação acadêmica entre a UFBA e diversas universidades estrangeiras, especialmente italianas, além de ter sido professora visitante em diversas oportunidades em universidades estrangeiras, como a Università di Roma “La Sapienza”, as Università degli Studi di Pavia e Cagliari (Itália) e a Universidad Central de Chile, em Santiago. Entre 1999 e 2011, Esterzilda coordenou a participação da FAUFBA em 13 seminários internacionais de projeto, realizados anualmente em cidades como Santiago do Chile, Pavia e Cagliari (Itália) e Mindelo (Cabo Verde), tendo organizado e coordenado três edições destes seminários na FAUFBA, em Salvador (em 2001, 2005 e 2010). Ao longo de mais de uma década, estes contaram com a participação de centenas de docentes e estudantes de graduação, mestrado e doutorado da FAUFBA, que desenvolveram, em parceria com estudantes e docentes de outros países, propostas de intervenção urbana em sítios históricos pré-selecionados das cidades sede.

A partir da experiência do Seminário Internacional de Projeto promovido na FAUFBA em 2001, foi iniciado, através de convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o projeto de extensão “Requalificação Urbana do Pilar” (RUP), visando à elaboração de um plano urbanístico e de projetos de habitação de interesse social na região do Pilar, na Cidade Baixa, em Salvador, dentro do sítio urbano tombado pelo IPHAN e inscrito na lista do Patrimônio Mundial pela Unesco. Esterzilda dirigiu o RUP da sua criação, em 2003, até o fim das suas atividades, coordenando a elaboração dos diversos planos e projetos de adaptação de imóveis históricos em habitação de interesse social e de novas edificações em terrenos vazios nas ruas do Pilar, Julião e Caminho Novo do Taboão, dentre os quais o do Pró-Moradia 1, inaugurado em 2012.

Com ampla atuação internacional no campo da preservação do patrimônio cultural, foi também consultora do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), sendo responsável pela avaliação da salitreira de Humberstone e Santa Laura, no Chile, que resultou na inscrição daquele sítio na lista do Patrimônio Mundial da Unesco; e colaborou com o Instituto Nacional de Cultura (INC) do Peru, participando da elaboração de projetos de restauração de diversos monumentos na cidade de Cusco. Na Bahia, atuou entre as décadas de 1970 e 1990 como arquiteta do Governo do Estado da Bahia, participando da elaboração de diversos projetos de restauração de bens tombados e do Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia (IPAC), do qual coordenou os dois volumes relativos ao Recôncavo Baiano, publicados em 1978 e 1982.

Dentre os prêmios recebidos, merecem destaque o 1º lugar no Prêmio Caixa- IAB de Ideias e Soluções para Habitação Social no Brasil, na categoria “reciclagem de prédios urbanos deteriorados e/ou obsoletos”; aqueles recebidos pelos Trabalhos Finais de Graduação premiados no Opera Prima, em 2009, e no Prêmio Syene, em 2010, sob sua orientação; o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN, em 1998, pelo trabalho desenvolvido pela equipe do IPAC; e a menção honrosa obtida pela sua dissertação de mestrado no Prêmio de Teses e Dissertações da Fundação Joaquim Nabuco, em 1987.

A dissertação de mestrado de Esterzilda, intitulada “Arquitetura do Açúcar”, foi publicada pela Editora Nobel, de São Paulo, em 1990 e rapidamente se transformou em uma das principais referências, no Brasil e na América Latina, sobre a arquitetura rural do ciclo da cana de açúcar. Em 2021, um ano após o falecimento de Esterzilda, seu companheiro e parceiro de toda a vida, Paulo Ormindo de Azevedo, igualmente professor aposentado da FAUFBA, organizou a publicação, pela EDUFBA, do livro “Açúcar Amargo”, reunindo a dissertação e a tese de doutorado de Esterzilda, o que permite às novas gerações de pesquisadores terem uma ideia da dimensão das suas contribuições para a história da arquitetura na Bahia e no Brasil.

Pelo seu comprometimento com a UFBA, evidenciado pela atuação tanto no ensino, quanto na pesquisa e extensão, nos diversos níveis, e sempre identificada por sua energia, inteligência, generosidade e caráter agregador, que deixaram sua marca na formação de muitas gerações de egressos da FAUFBA, os abaixo assinados propomos essa homenagem.

Salvador, 28 de março de 2022

1.      Nivaldo Vieira de Andrade Junior – Professor da FAUFBA, do PPG-AU e do MP-CECRE

2.      Naia Alban Suarez – Professora Titular e ex-Diretora da FAUFBA e Professora do PPG-AU e do MP-CECRE

3.      Antônio Heliodorio Lima Sampaio – Professor Titular Aposentado e ex-Diretor da FAUFBA e Professor do PPG-AU e do MP-CECRE

4.      Ana Fernandes – Professora Titular Aposentada e ex-Diretora da FAUFBA e Professora do PPG-AU

5.      Solange Souza Araújo – Professora Aposentada e ex-Diretora da FAUFBA

6.  Gilberto de Menezes Pedroso – Professor Aposentado e ex-Diretor da FAUFBA

7.  Maria Gleide Santos Barreto – Professora Aposentada e ex-Diretora da FAUFBA; ex Vice-Reitora da UFBA

8.      Pasqualino Romano Magnavita – Professor Aposentado da FAUFBA e Professor do PPG-AU

9.      Ângela Maria Gordilho Souza – Professora Aposentada da FAUFBA e Professora do PPG-AU

10.  Márcia Sant’Anna – Professora da FAUFBA, do PPG-AU e do MP-CECRE

11.  Rodrigo Espinha Baeta – Professor da FAUFBA, do PPG-AU e do MP-CECRE

12.  José Carlos Huapaya Espinoza – Professor da FAUFBA e do PPG-AU

13.  Luiz Antônio Fernandes Cardoso – Professor da FAUFBA, do PPG-AU e do MP-CECRE

14.  Juliana Cardoso Nery – Professora da FAUFBA, do PPG-AU e do MP-CECRE

15.  Erica de Sousa Checcucci – Professora da FAUFBA e do PPG-AU

16.  Fabio Macedo Velame – Professor da FAUFBA e do PPG-AU

17.  Aline de Figueirôa Silva – Professora da FAUFBA e do PPG-AU

18.  Glória Cecília dos Santos Figueiredo – Professora da FAUFBA e do PPG-AU

19.  Ana Carolina de Souza Bierrenbach – Professora da FAUFBA e do PPG-AU

20.  Rosana Muñoz – Professora da FAUFBA, do PPG-AU e do MP-CECRE

21.  Griselda Pinheiro Klüppel – Professora Aposentada da FAUFBA, Professora do PPG-AU e do MP-CECRE

22.  Larissa Corrêa Acatauassú Nunes Santos – Professora da FAUFBA e do MP-CECRE

23.  Alberto Rafael “Chango” Cordiviola – Professor Titular Aposentado da FAUFBA

24.  Cione Fona Garcia – Professora da FAUFBA

25.  Edson Fernandes D’Oliveira Santos Neto – Professor da FAUFBA e do MP-CECRE

26.  Pedro Aloísio Cedraz Nery – Professor da FAUFBA

27.  Maurício de Almeida Chagas – Professor da FAUFBA

28.  Anna Beatriz Ayroza Galvão – Professora Aposentada da FAUFBA

29.  Mariely Cabral de Santana – Professora da FAUFBA e do MP-CECRE

30.  André Luiz Ferreira Lissonger – Professor da FAUFBA

31.  Ariadne Moraes Silva – Professora da FAUFBA

32.  Guivaldo D’Alexandria Baptista – Professor da FAUFBA

33.  Marina Coêlho Teixeira – Professora da FAUFBA

34.  Marcos Antônio Menezes de Queiroz – Professor da FAUFBA

35.  Akemi Tahara – Professora da FAUFBA

36.  Luciana Calixto Lima – Professora da FAUFBA

37.  José Fernando Marinho Minho – Professor da FAUFBA

38.  Patrícia Marins Farias – Professora da FAUFBA

39.  Tereza Maria Moura Freire – Professora da FAUFBA

40.  Anna Karla Trajano de Arruda – Professora da FAUFBA

41.  Lorena Claudia de Souza Moreira – Professora da FAUFBA

42.  Gabriela Gusmão Sampaio – Professora da FAUFBA

43.  Márcia Rebouças Freire – Professora da FAUFBA

44.  José Ferreira Nobre Neto – Professor da FAUFBA

45.  Renata Inês Burlacchini Passos – Professora da FAUFBA

46.  Sanane Santos Sampaio – Professora da FAUFBA

47.  Maria das Graças Borja Gondim dos Santos Pereira – Professora da FAUFBA

48.  Marta Raquel da Silva Alves – Professora da FAUFBA

49.  Angela Maria Franco – Professora do PPG-AU

50.  Felipe Tavares da Silva – Professor do PPG-AU

51.  Angelo Szaniecki Perret Serpa – Professor do PPG-AU

52.  Viviane Oliveira de Jesus – Professora Substituta da FAUFBA

 
Setor: