Informe sobre o desenvolvimento do plano de retorno presencial da FAUFBA e reunião de Congregação 16/02, 9h.

À Comunidade FAUFBA,

Na última sexta-feira, 04/02/22, a Congregação da FAUFBA apreciou minuta do plano de retorno presencial que deve ser enviado à administração central, trabalho em andamento na Diretoria da FAUFBA com auxílio dos setores administrativos e que apresenta, como um dos capítulos, o plano de ocupação do espaço físico que está sendo realizado e continuamente atualizado pelo Grupo de Trabalho criado na Congregação para avaliar o tema, hoje sobre presidência do Prof. José Nobre Neto. Uma primeira versão do plano de ocupação do espaço físico foi apresentado na Congregação desde o último dia 17 de dezembro, posteriormente compartilhado com a escola através de seus representantes para devolutivas até o dia 12 de janeiro, sobretudo no tocante aos Núcleos Acadêmicos e a alocação de sala de aulas para atividades docentes.

A minuta mencionada e os documentos anexos já se encontram, desde o último dia 04/02, com os diversos membros da Congregação. Sugerimos aos que tenha interesse em conhecê-la que contactem os representantes, através dos quais também será possível ampliar o debate.

A Congregação encaminhou, então duas definições:

1 - Reunir-se novamente em 16/02 em sessão extraordinária, e possivelmente em encontro ampliado, para reavaliar a minuta, em versão mais completa e com novas contribuições, que continuam chegando;

2 - Que no caso de convocação, proximamente, de nova reunião do Conselho Universitário para debate sobre a data efetiva do retorno presencial, a Faculdade acatará proposta de manutenção do dia 07 de março; Caso a Reitoria, através do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus, proponha por um adiamento deste retorno, seguiremos tal entendimento, não obstante ressalvando pela importância do menor adiamento possível, em prol do retorno presencial assim que possível;

A postura da Diretoria da FAUFBA tem sido a de trabalhar pela maior oferta presencial possível, dentro dos parâmetros do plano de retomada da UFBA apresentado em dezembro e do que foi indicado pela SUMAI em termos de capacidade e adequação sanitária das nossas salas, observando a abertura de janelas bloqueadas, por exemplo, dentre outras medidas. Sempre no sentido de prover esta possibilidade à nossa comunidade, e também, em constante diálogo, respeitando ao máximo as muitas críticas, sugestões e solicitações de adequação que vem chegando desde o final do ano passado.

Seguimos à disposição para outros esclarecimentos, convidando também os membros da comunidade que desejem verificar a condição dos espaços atualmente a visitarem a FAUFBA (ainda necessário o agendamento prévio).

Saudações,

Sergio Ekerman