IX Congresso de Arquitetura e Construção – TerraBrasil 2024

O IX Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil – TerraBrasil 2024 ocorrerá entre os dias 27 e 30 de março de 2024, na cidade de Salvador – BA, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – FAUFBA.

Salvador é uma cidade histórica, que se configurou como a primeira capital do Brasil, situação que possibilita ainda hoje, mesmo após os intensos processos de metropolização, a permanência de um conjunto arquitetônico colonial único, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e que em grande parte foi edificado com técnicas de construção com terra. Nesse sentido, a conexão entre os debates contemporâneos de arquitetura e construção com terra (ACT) que ocorrem no TerraBrasil e as perspectivas de preservação, restauro e investigação das ACT históricas, parecem encontrar em Salvador e na FAUFBA um local privilegiado.

O tema escolhido para o evento é “diversidade da terra”. Trata-se de afirmar a potência da diversidade como valor intrínseco à produção da arquitetura e da construção com terra. Nos referimos à diversidade de possibilidades e abordagens na utilização da terra na construção, assim como as diferentes técnicas e características que o material apresenta, e ainda à diversidade dos territórios, com os povos e matrizes culturais que os compõem, expressa nos significados, relações e processos implicados na produção de diferentes espacialidades.

Confira a programação completa clicando aqui.

Para buscar mais informações, acesse o site ou instagram do Congresso: