Nota à Comunidade Acadêmica sobre o ENADE 2019

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado em 2004 e já teve 14 edições. O ENADE vem passando por transformações em seu processo de realização e a forma como é feito o cálculo de seu Conceito garante a comparabilidade dentro de uma determinada área, no mesmo ano, mas não permite a análise comparativa entre diferentes edições, tampouco entre áreas distintas do mesmo ano.

O ENADE foi operacionalizado por meio de uma prova composta por questões de Conhecimento Específico (75%) e de Formação Geral (25%) e pelo Questionário de Percepção sobre a Prova – aplicado no dia da realização do exame, cujos resultados podem enriquecer a análise da prova e demais instrumentos de avaliação do curso. O Questionário do Estudante teve o objetivo de construir o perfil dos participantes para verificar, a partir das questões objetivas que exploraram a função social da profissão e os aspectos fundamentais da formação profissional, a capacidade de compreensão referente à sua trajetória no curso e na Instituição de Educação Superior (IES).

No ENADE 2019, os cursos diurno e noturno de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA obtiveram o Conceito 4 – na escala de 1 a 5 –, mantendo-se entre os cursos mais bem avaliados no país. Ao todo foram 400 cursos avaliados, dos quais 86 (21,5%) obtiveram conceito 5 ou 4 e desses 41 (10,3%) eram do ensino público federal. Isso permite assegurar o lugar do ensino gratuito e de qualidade e, por conseguinte, o fortalecimento da UFBA enquanto universidade pública. O professor Fernando Ribeiro, a quem agradecemos, elaborou gráficos a partir dos resultados do ENADE 2019, que podem ser visualizados em https://255ribeiro.github.io/resultadoconceitoenadeeidd2019/.

Dos 245 estudantes concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA inscritos, 184 eram discentes do curso diurno e 61 do curso noturno. Desse total, 147 estudantes concluintes do diurno e 54 do curso noturno realizaram a prova, ocorrida em 24 de novembro de 2019. Ressaltam-se, assim, a adesão e participação efetiva dos estudantes no comparecimento às provas, o trabalho conjunto dos Colegiados dos cursos diurno e noturno no planejamento e orientação sobre a importância de participarem do ENADE, sobretudo considerando que o exame era aplicado a cada três anos, mas teve esse ciclo encurtado para dois anos na última edição (2008, 2011, 2014, 2017, 2019).

Esse desempenho nas provas é comprovado nas médias superiores à Unidade da Federação (UF), a Região Nordeste e ao país. No caso da Componente de Formação Geral, a nota média dos concluintes do curso diurno foi 56,3% e do noturno foi 52,4%, ambas superiores à UF (43,0%), à Região Nordeste (42,3%) e ao Brasil (42,2%). No Componente de Conhecimento Específico, a nota média dos concluintes do curso diurno foi 65,7% e no noturno 65,4%, enquanto na UF foi 56,2%, na Região Nordeste, 56,4% e no Brasil, 57,4%.

Dessa forma, a Faculdade de Arquitetura da UFBA dirige-se a toda sua comunidade (discente, docentes e técnicos-administrativos), agradecendo especialmente a todos aqueles que trabalharam conjuntamente para o engajamento dos estudantes, parabenizando-os pelo resultado. Reforça-se que, em meio ao momento de desafios vivenciado, a Universidade pública continua com o seu compromisso na formação de cidadãos através de um ensino de qualidade.

Viva a Universidade Pública! Viva a FAUFBA!

Atenciosamente,

Colegiados de Graduação