Nota de pesar - Arilda Cardoso

FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

NOTA DE PESAR

Em nome da comunidade da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), lamentamos o falecimento da Arquiteta  Arilda Maria Cardoso Souza, ocorrido hoje, 07 de janeiro de 2022. O sepultamento acontecerá no Cemitério do Campo Santo, às 16:30h do dia 07 de janeiro de 2022. Arilda Cardoso foi egressa da primeira turma formada na FAUFBA após a separação da Escola de Belas Artes, em 1959, e se firmaria como uma das mais importantes arquitetas paisagistas da Bahia e do Brasil. Autora de projetos como a requalificação da Praça Dois de Julho (2003), junto à arquiteta Maria Ângela Cardoso e do Loteamento Mata Maroto, na Federação, Arilda foi também coordenadora do Plano de Áreas Verdes e Espaços Abertos no âmbito do OCEPLAN/PLANDURB (1976-1978), com inquestionável contribuição ao urbanismo soteropolitano. Arilda também realizou diversos projetos de recuperação e refuncionalização de edifícios históricos, tais como o Engenho de Baixo, o Hotel Catharina Paraguaçu (1996) e a Academia Villa Forma (2001), contribuindo ao debate sobre a preservação do patrimônio construído na Bahia de forma ímpar.

Consternados, compartilhamos sinceros sentimentos de solidariedade e condolências aos seus familiares e amigos.

Prof. Sergio Ekerman

Diretor da FAUFBA