Nota de pesar - Arq. Jamison Pedra Prazeres

FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

NOTA DE PESAR

A Faculdade de Arquitetura da UFBA lamenta profundamente o falecimento, no último dia 23 de fevereiro, do professor, arquiteto e artista visual Jamison Pedra Prazeres. Nascido na cidade de Valença, na Bahia, em 1938, e graduado arquiteto pela FAUFBA em 1965, Jamison ingressou na UFBA como docente em 1968. Era lotado no Departamento de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da nossa Faculdade, ministrando disciplinas de representação gráfica e perspectiva até a aposentadoria, em 1992.

Reconhecido nacionalmente e internacionalmente como artista visual, trabalhou com as mais variadas técnicas, como desenho, pintura, mural, fotografia, escultura e cinema, participando das bienais da Bahia e de São Paulo, de exposições individuais e coletivas em Salvador e em diversas cidades do país e executando painéis e esculturas públicas, além de ter sido contemplado com premiações como o Prêmio Copene de Arte e Cultura, em 1997. Foi bolsista da Fulbright nos Estados Unidos, onde recebeu o título de Mestre em Belas Artes pelo Departamento de Artes da Universidade de Cincinnati.

Junto com o arquiteto Silvio Robatto, Jamison Pedra projetou, em 1974, a residência do casal Vinícius de Moraes e Gessy Gesse na praia da Itapuã, em Salvador, hoje transformada em hotel-restaurante-memorial. A casa “baiana, feita por baianos para abrigar [a] baianice máxima, sonhada" de Gessy Gesse, foi objeto de um poema-livro do seu proprietário, com capa desenhada por Carlos Bastos. Nele, o poetinha registra: “Jamison Pedra e Sílvio Robatto, os amigos arquitetos, ambos baianos de boa cepa, fizeram um belo trabalho, com as duas torres laterais em hexágono (Uma das quais é o teu solário) e os dois telhados superpostos”.

O enterro do Prof. Jamison Pedra ocorrerá hoje, 24 de fevereiro, às 16h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Agradeço ao professor Nivaldo Andrade pela colaboração na redação desta nota.

João Maurício Santana Ramos

Diretor em exercício