Nota de Pesar - Prof. Luiz Carlos Botas Dourado

FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

NOTA DE PESAR

Em nome da comunidade da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia lamentamos o falecimento do Arquiteto, professor e servidor aposentado da FAUFBA  Luiz Carlos Botas Dourado, ocorrido hoje, 02 de outubro de 2024. O velório acorrerá às 14h e sepultamento às 17h, na Capela A no Jardim da Saudade.

Prof. Dourado atuou na Faculdade de Arquitetura como professor e como arquiteto. Como professor lecionou as disciplinas Ética e Prática Profissional. Da disciplina Ética, fez o seu modo de vida, marcado pelo profissionalismo, pela postura exemplar, sem descuidar de seu caráter humano e, acima de tudo, harmonizador.

Como Arquiteto, foi prefeito do Campus Universitário (hoje SUMAI) por duas vezes e foi também responsável pela expansão do campus universitário da Federação para o antigo parque de exposição Garcia D´Avila, hoje Campus de Ondina, através do ETA -ESCRITORIO TECNICO DE ADMISTRATIVO da UFBA, projetando, construído e equipando, a Biblioteca Central Macedo Costa, o restaurante Universitário, hoje Faculdade de Comunicação, PAF I e PAF II, CPD, Instituto de Matemática, entre outros.

Em 1992, criou e coordenou o CFMO – Curso de Formação de Mão de obra, projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura, com objetivo de aperfeiçoar a mão de obra da construção civil. Este projeto foi o embrião do que ele viria a criar e coordenador a partir de 1996, a Escola Oficina de Salvador, ou EOS como era conhecida.

A ESCOLA OFICINA DE SALVADOR, projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura com apoio do governo espanhol, teve como objetivo formar jovens carentes e em vulnerabilidade social, na área da construção civil e restauração. Durante a formação destes jovens, baseado no princípio de aprender a fazer fazendo, restaurou grande parte da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, executou a restauração do Claustro do Convento de Santa Teresa, sede do Museu de Arte Sacra, restaurou a Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes, entre outras atividades.

Atuou também como subchefe e chefe do gabinete do Reitor Macedo Costa e como Diretor de Obras da Secretaria de Educação do Estado, no governo de Valdir Pires.

Dourado, nos deixa hoje, no dia que a Faculdade completa 65 anos, e onde atuou por quase 50 anos.

Prof. Fabio Macedo Velame

Diretor FAUFBA