Solicitação de recursos via emenda parlamentar - FAUFBA

À Comunidade FAUFBA,

Recebemos no último dia 05 de outubro Ofício da Reitoria provocando as Unidades universitárias a apresentarem eventuais demandas para pedidos de emenda paramentar. As demandas são apresentadas individualmente pelas Unidades, mas o Gabinete ajuda a organizar um portfolio das várias solicitações.
Compartilho que, devido ao prazo exíguo, decidimos priorizar nestas solicitações diretrizes que adotamos na Congregação da FAUFBA ano passado, consolidadas em documento que aprovamos em dezembro/2020, conforme divulgado na oportunidade ( https://arquitetura.ufba.br/pt-br/relatorios-2020-manutencao-diretrizes-e-prioridades-orcamentarias-e-sls).

Neste sentido, as demandas levantadas e que desenvolvemos para apresentação foram:

- complexo de auditórios: estamos dando continuidade a iniciativa e entendimentos realizados na gestão da Profa. Naia com a Deputada Alice Portugal, ligados ao processo de requalificação do complexo de auditórios da FAUFBA (Auditório Américo Simas - 1 e 2 e Mastaba). Neste sentido, desde julho de 2020  a Diretoria envolveu a SUMAI e o LACAM-TEC, bem como a empresa Audium, que doou a FAUFBA o projeto executivo de acústica e iluminação (conf aprovado pela Congregação em junho/2020), para elaboração de um projeto. Infelizmente, a SUMAI não pode dar prosseguimento ao trabalho à época, mas agora retoma, com o auxílio da Coordenadora Rosana De Leo e da arquiteta Clara Soledade (SUMAI).

Não obstante, como lembram, recebemos em 2020 recursos da ordem de R$200.000,00 reais, que foram investidos na compra de equipamentos (comunicado enviado por email em 07 de julho de 2020). A demanda de instalação destes equipamentos, bem como o novo paradigma de um auditório Américo Simas que mantenha sua ventilação natural, por exemplo, norteiam a proposta que ora reinicia. Com base nisto trabalharemos numa estimativa orçamentária de investimento, com ajuda da SUMAI, sabendo também que os recursos antes esperados no pedido de 2019 devem ser reduzidos devido às circunstâncias econômicas atuais;

- recursos para adaptação das instalações do anexo aos novos usos definidos em novembro de 2020, considerando a finalização da obra em dez 2021, conforme prioridades de investimento aprovadas pela Congregação em dez/2020 - os valores estimados para estes investimentos foram obtidos com a ajuda da SUMAI, que orçou estas modificações anteriormente na expectativa que pudessem ser ainda adicionadas à obra, o que não aconteceu;

- recursos para renovação dos equipamentos de informática da FAUFBA, conforme prioridades de investimento aprovadas pela Congregação em dez/2020, a partir de levantamento interno da administração;

Além disto, foram também realizadas propostas para investimento em laboratórios e espaços de uso comum da FAUFBA:

- recursos para compra de equipamentos de desenho - pranchetas, bancos, etc, para equiparmos nossas salas de ensino de desenho conforme preconizado pelo MEC, conforme levantamento realizado pela Diretoria;

- recursos para consolidação do Pavilhão Iansã como Laboratório multiusuário de Construção/Canteiro experimental, conforme plano aprovado pela Congregação ampliada da FAUFBA no ano passado, estimativa que está sendo realizada com auxílio do Prof. José Antônio Lima, que vem trabalhando junto à Diretoria e aos Professores Fernando Minho, Ceila Cardoso, Edson Fernandes, Akemi Tahara, Daniel Marostegan e Luiz Alberto Leal, junto à estudante Caroline Reis na proposta que vem tentando recuperar junto à FINEP recurso destinado à reformas do Pavilhão Iansã.

Adicionalmente, informo que o encontro da Reitoria com os parlamentares baianos mencionado no referido ofício aconteceria na Faculdade de Arquitetura, por solicitação da Reitoria, no último dia 18/10, em função das características sanitárias favoráveis de nossos espaços (Auditório Américo Simas e pórtico), esforço que foi acompanhado pela Diretoria pela Coordenação de Apoio Administrativo, através da Coordenadora Daiane Pereira. O encontro, não obstante, foi suspenso.

Todas as solicitações de recurso de emenda parlamentar acima mencionadas, em valor total próximo a R$2.000.000,00 foram enviadas ao gabinete da Deputada Alice Portugal, a partir de contato extremamente gentil, atencioso e sensível às demandas da FAUFBA.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, ressaltando também que ora reiniciamos planejamento para aprovar em dezembro na Congregação, conforme regimento, nossas diretrizes e prioridades orçamentárias para 2022, ano em que esperamos ver retorno de receitas de aluguel de nossos espaços que foram inexistentes em 2021.

Sergio Ekerman

Diretor